Um ancião é uma grande árvore que, já não tendo nem frutos nem folhas, ainda está presa à terra.  Voltaire

O enraizamento é uma prática fundamental para uma vida espiritual saudável e equilibrada. É uma forma de conexão com a energia da Terra. Trata-se de uma técnica extremamente importante de proteção e de limpeza da nossa energia. Ter “os pés bem assentes no chão” e estar centrado internamente é altamente recomendável antes de realizar qualquer terapia energética.

Praticar diariamente o enraizamento fornece força e sabedoria interna. Como as fundações de uma casa, esta técnica produz um alicerce resistente e evita que nos sintamos sem energia e doentes. Estar enraizado é estar plenamente consciente no momento.

Pessoas desenraizadas tendem a ser distraídas, irrequietas, stressadas e ocupadas em controlar tudo ao seu redor. Fazer algumas respirações profundas e libertá-las com um suspiro ou um som, fazer alongamentos e caminhadas, andar descalço em contacto com a terra, fazer jardinagem, praticar yoga, fazer Reiki no chacra raiz e nos pés e meditar com cristais são alguns exemplos que ajudam a enraizar. Existem alguns sintomas que ajudam a perceber quando não estamos enraizados, sendo eles: a desconcentração, a ansiedade, vertigens, esquecimento, irritação, sensação de fome constante, insónia, náuseas, desejo de comer doces e fritos.

Se tiver alguns destes sintomas, pegue numa obsidiana ou num quartzo fumado e faça o enraizamento, colocando o cristal escolhido perto do chacra raiz.