Dia do Arcanjo Miguel – 29 de setembro

Inicialmente a Igreja Católica celebrava a 29 de setembro o dia consagrado ao chefe supremo do exército celeste. Mais tarde, esse dia passou a festejar os três principais anjos do Cristianismo: o arcanjo Miguel, Rafael e Gabriel. O arcanjo Miguel é o príncipe dos arcanjos e é ao seu lado que se formam legiões de anjos para aumentar a luz e afastar a escuridão. É conhecido por ser aquele que combate o mal. O seu nome tem sido interpretado de várias formas: “Quem é como Deus”ou “Que se assemelha a Deus”. Na Bíblia é denominado como “um dos primeiros príncipes”.

É habitualmente representado com uma espada, mas também com os pratos de uma balança ou com uma chama azul de proteção na mão. Por vezes, a chama azul rodeia a espada. Os quadros da época do Renascimento representam-no vestido com uma armadura, empunhando uma espada, uma lança e um escudo. Também foi retratado com um pé sobre Lúcifer como é o caso do famoso quadro de Luca Giordano.

O arcanjo Miguel representa o triunfo do nosso Eu Superior sobre os nossos instintos animais. É o patrono e protetor daqueles que buscam a luz na sua vida. Ele elimina a negatividade do coração e mente e liberta o planeta e os seus habitantes dos efeitos do medo. Deve recorrer ao arcanjo Miguel quem se sentir receoso ou confuso quanto à sua segurança pessoal, ao seu propósito ou à realização de uma mudança de vida. Ele atua no 1º Raio Cósmico cuja cor é o azul e representa a Vontade, a Fé, a Proteção e o Poder. Deve ser invocado para purificar pessoas e ambientes e para pedir proteção divina pois o arcanjo Miguel, com a sua espada, cortará todo o mal.

Existem cristais que possuem vibrações energéticas que se assemelham à energia dos anjos e que podem ser usados como pontes de contacto. Assim, a sua frequência vibracional vai equilibrar-se e alinhar-se com a frequência do arcanjo trazendo vários benefícios para a sua vida. É o caso da cianite azul  que é  também conhecida como “a espada de S. Miguel” e que pode ser utilizada como bisturi em cirurgias espirituais e para cortar pensamentos negativos. Tem o poder de ativar e ampliar o campo de força de outros cristais. Alinha os corpos subtis e fortalece o chacra laríngeo. Harmoniza o nosso lado emocional e ajuda a equilibrar a glândula tiróide. Encoraja a dizer a verdade cortando medos, bloqueios e formas-pensamento negativas. A cianite azul promove a concentração e é aconselhada para crianças com dificuldades a esse nível. Facilita a recordação dos sonhos para aqueles que querem fazer um trabalho espiritual nesse campo (colocar debaixo da almofada). Essas mesmas lâminas também podem ser usadas para criar escudos energéticos de proteção à volta do campo áurico.

Referências bibliográficas: 

WEBSTER, Richard. Comunicando com o Arcanjo Miguel para Orientação e Proteção. Publicações Europa-América.