As estações do ano influenciam a agricultura, a gastronomia, a moda, mas também as nossas emoções. É perfeitamente normal que, nas estações mais frias, fiquemos mais propensos à depressão. O nosso apetite, sono e humor são profundamente afetados com a chegada do outono e entrada do inverno. É normal sentir mais vontade de dormir e de comer, alguma desmotivação e falta de energia. No entanto, só podemos dizer que sofremos de depressão sazonal quando essas pequenas alterações nos fazem sofrer de forma intensa e afetam o nosso quotidiano. Trata-se de um transtorno de humor que acontece todos os anos, na mesma época. Dificuldades de concentração, insónia, dores musculares, raciocínio lento, isolamento, angústia, ataques de choro sem razão aparente, apetite excessivo, desinteresse, sonolência, pensamentos negativos são alguns dos sintomas da depressão sazonal que, com a chegada da primavera, desaparecem gradualmente.  É mais frequente nas mulheres do que nos homens e está relacionada com a redução de luz natural e a diminuição da temperatura. Esses fatores podem provocar um grande desequilíbrio biológico e energético. É evidente que, se alguém sofre de depressão sazonal, deve procurar ajuda médica. Mas pode complementar o seu tratamento com a ajuda dos cristais. Eles podem ajudar a aliviar os sintomas desta patologia, sendo eles:

A pedra do sol é um dos cristais mais indicados para ajudar quem sofre de depressão sazonal. Ela traz consigo a energia do sol para o nosso campo áurico, preenchendo-o com luz e calor. Recomendo colocá-la no plexo solar durante 10 a 15 minutos, enquanto respira uma luz brilhante.

O quartzo rutilado possui rútilos dourados que energizam todo o corpo e aumentam a nossa motivação. É um calmante da mente que fortalece o sistema imunitário, previne  a depressão e tem uma energia rejuvenescedora. Pode meditar com o quartzo rutilado segurando-o na sua mão esquerda, visualizando-se dentro de uma bolha dourada protetora.

O ametrino incorpora a energia de dois cristais poderosos: a ametista e o citrino. A sua vibração regula o funcionamento das funções cerebrais e estimula a concentração. Alivia a ansiedade e estados depressivos. A sua frequência energética dissipa os pensamentos negativos quando usada em meditação. Coloque-o no 3º olho enquanto respira profundamente e visualiza uma luz branca que purifica os chacras do 3º olho e coroa.

A pirite,no plano emocional, é benéfica para quem sofre de fadiga constante pois tem a capacidade de energizar tudo o que se encontra à sua volta. A pirite desfaz bloqueios, afasta depressões e fornece um sentimento de esperança. Usada na meditação ativa fortemente o plexo solar.