Que o teu coração seja um altar. Rumi
Um altar serve para celebrar e honrar a nossa espiritualidade. É uma forma de abrir as portas para uma conexão mais profunda com o Divino. Há quem crie altares para meditação, cura, limpeza, abundância, conexão divina, proteção, agradecimento, … as possibilidades são imensas!
É um ato pessoal pois reflete a nossa individualidade e sistema de crenças. O altar pode ser grande ou pequeno, simples ou elaborado. Nesse lugar especial pode dispor cristais variados para a criação de um local sagrado pois não exige muito espaço, e pode ser construído em poucos minutos. Pode utilizar uma mesa, prateleira ou cómoda, desde que seja um lugar seguro e tranquilo. Vai sentir que a sua casa fica com uma energia diferente após a sua criação.
O altar deve conter cristais adequados àquilo que pretendemos atingir. Também podemos incluir imagens de mandalas, incenso, velas, juntamente com outros itens da natureza como, por exemplo, penas, conchas, flores, água, … É importante que cada um desses itens tenha um significado especial para si. Depois de ter montado o altar, aconselho a programar os cristais com a intenção que deseja.
Aqui ficam algumas dicas para montar o seu altar de cristais:
- Monte o seu altar durante a Lua Nova pois é a fase ideal.
- Limpe o espaço com incenso natural.
- Escolha uma mesa, prateleira,… mas nunca o monte no chão!
- Organize-o de acordo com o seu gosto pessoal.
- Escolha cristais adequados à sua intenção.
- Use, pelo menos, uma torre de selenite para ajudar a manter o ambiente circundante limpo.
- Pode criar mandalas com pontas de cristal quartzo.
- Utilize materiais naturais.
- Confie na sua intuição e escolha os elementos que o compõem de acordo com aquilo que “sente que faz sentido”.
- Abençoe o seu altar, dizendo em voz alta a intenção que escolheu. Há quem diga uma oração ou mantra e/ou acenda velas.
- Mantenha-o limpo e arranjado.
- Quando sentir que chegou o momento, desfaça o altar e agradeça.