“Quem tem trigo da Ascensão, todo o ano terá pão.” Provérbio popular
Dia da Espiga ou a quinta-feira da Espiga é uma celebração portuguesa que ocorre na quinta-feira da Ascenção do calendário litúrgico, quarenta dias após a Páscoa. Nesse dia é costume apanhar a espiga e flores campestres para formar um ramo para ser guardado dentro de casa. Essa tradição tem as suas raízes em antigos rituais pagãos associados à Deusa Flora que ocorriam no mês de maio. Os povos antigos acreditavam que o ramo recolhido neste dia era abençoado e que trazia saúde, sorte e abundância durante todo o ano.Cada elemento do ramo está carregado de simbolismo profano e religioso que varia de região para região.
Ele é composto por: uma espiga (pão e abundância), uma papoila (amor e vida), um malmequer branco (prata), um malmequer amarelo (ouro), um ramo de oliveira (paz e luz), um ramo de alecrim (saúde e força).
Para potenciar esta bela tradição portuguesa não resisto em incorporar a magia dos cristais! Depois de reunir todos os elementos necessários, enrole uma ponta de cristal quartzo e junte-a ao ramo. Depois, é só colocar atrás da porta da entrada de casa e só trocar no Dia da Espiga do ano seguinte. Ao longo do ano, aconselho a limpar, de vez em quando, a ponta de cristal quartzo.