Existem turmalinas de várias cores mas, a variedade negra, Schorl, é a mais vulgar. É uma pedra opaca, com estrias paralelas, de cor negra brilhante. Também há quem lhe chame de escorlo ou escorlite. Em tempos passados a turmalina estava classificada como magnete natural. A razão desse fato deve-se às suas capacidades elétricas únicas. Quando aquecida, a turmalina sofre um fenómeno raro: um dos extremos fica carregado de eletricidade positiva e o outro com carga negativa. Deste modo, funciona como um interruptor, sendo utilizada em muitos tipos de maquinarias.
A origem da palavra turmalina não é completamente clara. Existe consenso quanto a ser originária do cingalês turmali, mas existem autores que dizem que esta palavra significa “pedra que atrai a cinza” (devido às suas qualidades elétricas), ao passo que outros defendem que esta palavra quer simplesmente dizer “pedra preciosa”. Ela não absorve energia negativa, mas repele-a. Contudo, ela tem uma peculiaridade: ao receber uma carga energética excessiva pode partir com facilidade, logo, necessita ser limpa com regularidade. Os antigos gregos e egípcios apreciavam as turmalinas pretas como pedras de autoconfiança e resistência. Na Idade Média acreditava-se que protegia contra a morte dolorosa.
A schorl é uma das melhores pedras para proteção contra a inveja, mau-olhado e energias negativas. Atua no chacra raiz, criando um escudo protetor contra todas as energias densas. É uma pedra de alinhamento; se, devido a choques ou a entorses, ossos ou músculos estiverem deslocados, auxilia o corpo a fazer reajustamentos físicos. De igual modo, consegue conectar o corpo humano com as energias da Terra. Melhora a concentração equilibrando o lado direito e o esquerdo do cérebro. Elimina qualquer sentimento de vitimização e atrai a inspiração, a compaixão e a tolerância. Além de dissolver emoções negativas, ajuda a curar o medo irracional e o pânico. Dizem que é uma “pedra da sorte” se a esfregarmos e fazermos um pedido. A sua vibração livra o corpo de radiações negativas e de bloqueios que pesam sobre o sistema nervoso. Fortalece a musculatura e articulações, atenuando dores e trata problemas de fígado.
Como elixir é magnífico para tratar situações negativas e vitalizar o corpo. É excelente para expor nos espaços pois repele energias pesadas.O pêndulo de turmalina negra ou a varinha são excelentes para limpar a aura e eliminar bloqueios antigos. Na meditação, propicia desejos pessoais e autoconsciência e metas de vida. É uma pedra que traz luz e uma elevação de consciência. Deve ser transportada da cintura para baixo, como por exemplo, no bolso. O preto vibrante refletido pela turmalina negra irradia luz. Ela ensina-nos a permanecer radiante nas circunstâncias mais obscuras.
PALAVRAS-CHAVE: PROTEÇÃO: ENRAIZAMENTO, PURIFICAÇÃO