Citrino, luz solar

Image by KatinkavomWolfenmond

O nome citrino vem do grego citrus e significa “pedra de limão”. Este quartzo reflete uma cor que varia de dourado claro a castanho amarelado escuro. Originalmente o citrino era uma ametista que se transformou ao ser reaquecida e queimada na crosta terrestre. Depois, o homem aprendeu a “cozinhar” esta pedra artificialmente. Muitos dos citrinos encontrados no mercado são, na realidade, ametistas queimadas ou quartzos enfumaçados.

Tal como a maioria dos quartzos, o citrino tem sido usado desde tempos imemoriais. Os legionários romanos usavam-na sobre o peito para se resguardarem de maus-olhados e de intrigas dos invejosos. Na Idade Média foi considerada a “Pedra da Vida Eterna”. A energia desta pedra é semelhante à do sol: aquece, conforta, penetra e energiza. Ajuda a digerir as emoções armazenadas no plexo solar. Por simbolizar a luz do sol nascente é extremamente benéfico para ser usado no início de um ciclo, de um projeto ou de uma nova fase. Atrai poder material de realização. É um forte equilibrador emocional, dissipando tensões, acalmando e aliviando condições de distúrbio e removendo bloqueios de ordem emocional. Atua também fortemente contra a depressão, a autodestruição e a tendência ao suicídio, pois eleva a alma em direção à compreensão. Traz esperança e levanta o ânimo.

O quartzo citrino é excelente para tratar distúrbios do aparelho digestivo. Possui um efeito desinfetante, fortalece o metabolismo e auxilia na desintoxicação. Combate a prisão de ventre, trata o estômago, pâncreas, cólon, vesícula biliar e o fígado. É uma pedra que dá claridade à consciência no dia a dia e protege as pessoas que são sensíveis à energia do exterior. A sua ação clareia a aura que esteja a vibrar em padrões muito escuros.

É tido como o cristal que ajuda a atrair as riquezas da terra, os bens materiais e pode ser encontrado frequentemente em drusas. É ideal para ambientes que necessitem de muita concentração mental. É, por excelência, o cristal para estudantes, empresários, investigadores e todas as pessoas que fazem esforços intelectuais.

Na meditação, aproxima-se da força do Sol e abre os corações e as almas para coisas novas. Como elixir atua como purificador pois ajuda a desintoxicar o corpo, combate os pensamentos destrutivos e renova a autoconfiança.

PALAVRAS-CHAVE- CLARIDADE, CONCENTRAÇÃO, ÂNIMO