Image by Gerd Altmann

Quando há dia, testemunhe o dia, e quanto há noite, testemunhe a noite – e não fique identificado com nenhum deles. Você não é nem o dia nem a noite; você é a consciência transcendente.              Osho

Transcendência (do latim transcēndo) significa subir, atravessar, transpor. Ultrapassar os nossos limites, trabalhar constantemente na nossa natureza superior, ir mais além é encontrar o caminho da transcendência. É ter a intenção de crescer interiormente e encarar os desafios como forma de aperfeiçoamento pessoal. Atingir o nirvana, unir o nosso Eu Superior, atingir qualidades divinas como o perdão e a compaixão…

A nível espiritual a transcendência manifesta-se através da mudança e da expansão de consciência. É o resultado de uma jornada espiritual, um processo de autoconhecimento. A espiritualidade compreende a necessidade da transcendência e sentimo-la quando encontramos um propósito, a nossa missão de vida.

Abrange toda a expressão do ser: a razão, a emoção, a intuição e os valores. É o potencial que possuímos para superar a adversidade ( dificuldades, eventos traumáticos, doenças, problemas) . Para empreendermos nesta jornada é necessário conhecer bem os limites e nossas vulnerabilidades. A máxima inscrita no Templo de Apolo em Delfos “Conhece-te a ti mesmo” resume, na perfeição, o caminho da transcendência. Assim ,numa perspetiva de busca pela Verdade Interior e de expandir a nossa consciência, aconselho a meditar regularmente com o ametrino e o diamante de herkimer.

Procedimento:

  • Coloque na mão esquerda o ametrino e na direita o diamante de herkimer.
  • Deixe que a energia dos cristais se funda com a sua. Esse processo demora alguns minutos. Relaxe.
  • Faça algumas respirações profundas e lentas.
  • Mentalmente pense na intenção desta meditação.
  • Peça proteção e invoque a Luz. Enquanto visualiza uma luz branca, diga mentalmente algo semelhante: ” – Eu peço à Luz que me envolva, limpe e proteja de tudo aquilo que não faz parte de mim, de acordo com o Bem Maior.”
  • Foque a sua atenção no chacra do 3º olho ( centro da testa). Visualize uma flor de lótus índigo a abrir-se lentamente.
  • Medite, no mínimo, durante 15 minutos.
  • Agradeça.