Image by Sharon McCutcheon
Lembre-se de que só existe um tempo importante e este tempo é agora. Thich Nhat Hanh
A atenção plena (mindfulness) designa um estado mental que se caracteriza por estar mais consciente na mente, corpo e ambiente. A sua prática ensina a suspender temporariamente todos os pensamentos, juízos de valor ou imagens. Quem pratica a atenção plena torna-se no observador da própria consciência o que lhe permite compreender melhor os seus sentimentos e estado mental. Segundo o monge budista Thich Nhat Hanh, a atenção plena é ” a energia de estar consciente e acordado para o momento presente”.
Pegar num cristal ou contemplar a sua beleza pode ajudar a desligar o piloto automático e a ficar mais consciente de tudo. Silenciar a mente, focar-se no “aqui e agora” traz tranquilidade e bem-estar. Trata-se de experienciar cada momento sem qualquer tipo de julgamentos e preocupações.
Este exercício está pensado para ser feito no exterior, num local onde possa observar o céu e as nuvens. Pode optar por fazê-lo na praia, no seu jardim, no parque, na floresta, na varanda, … Irá precisar de um cristal quartzo e de uma unakite. A pura luz branca e translúcida emitida pelo cristal quartzo ajuda a dissipar todas as áreas de desequilíbrio e estabelece a calma e a clareza da mente para realizar esta prática. A energia da unakite tem propriedades equilibrantes e tem a capacidade de focar a atenção no momento presente.
Procedimento:
- Deite-se confortavelmente numa manta ou toalha.
- Respire profundamente com ambas as mãos no abdómen.
- Inspire e expire com consciência enquanto observa o céu.
- Relaxe a cabeça, o rosto, a boca, os ombros, o peito, as costas, a barriga, as pernas e os pés.
- Quando sentir a sua mente serena, pegue no cristal quartzo e coloque-o no chacra sexual e, com a mão direita, coloque a unakite no chacra cardíaco. Feche os olhos e sinta a energia destes cristais.
- Foque a atenção na entrada e saída do ar, durante alguns minutos.
- Volte à respiração normal e foque a atenção nos sons que o rodeiam. Ouça-os simplesmente.
- Agradeça.
Se ao longo da prática a mente dispersar, não desanime. É perfeitamente normal. Tenha paciência e não desista! Com a prática vai conseguir!