Hematite, sangue dos deuses

Image by György Károly Tóth

Denominada de hematite, hematita ou specularite, à primeira vista não parece um mineral. O nome significa “pedra sangue” pois quando era cortada ou lapidada, o contato do óxido de ferro com a água formava um fluido vermelho. Contudo, a cor deste minério varia entre castanho a vermelho, até ao preto ou cinzento metalizado. Deve-se evitar o contato com água e sal porque enferruja e perde o brilho.

Os antigos egípcios apreciavam a hematite como pedra irradiante que propiciava a paz e silêncio. Por esse motivo, era oferecida em enterros para ser colocada debaixo da almofada do defunto para o orientar no caminho para a eternidade. O faraó Tutankhamon foi acompanhado por uma hematite na sua viagem para o infinito. Cleópatra possuía um capacete cerimonial totalmente coberto de hematitas e usava-o com frequência na convicção de que a ajudaria manter-se eternamente jovem. Na antiga Grécia, a hematite foi considerada como “sangue dos deuses”. Os guerreiros esfregavam-na no corpo para dar invulnerabilidade pois está associada ao planeta Marte.

A popularidade da hematite na joalharia teve o seu ponto mais alto na Europa, em finais do séc. XIX. Durante a época vitoriana era usada durante o luto. Atualmente, esta pedra densa e pesada, é muito usada na joalharia e na indústria.

É um importante elemento de cura pois fortalece os órgãos purificadores do sangue: rins, fígado e baço. Pode colocar a hematita junto de regiões congestionadas (inchaços) ou de circulação lenta. Alivia dores físicas, principalmente se forem relacionadas com membros inferiores. Regula a tensão arterial e regenera as células.

A hematite é um mineral magnético que, ao ser aquecido, atrairá ou repelirá, servindo como um escudo protetor contra energias negativas protegendo a nossa aura. Também é usada para proteger contra danos ou ferimentos causados por acidentes de carros.

Existem hematites magnetizadas, mas não são aconselháveis para o chacra coroa. A sua vibração equilibra os meridianos por ter um poderoso elemento yang, corrigindo desequilíbrios na energia yin. Ajuda a superar compulsões e dependências e desenvolve a memória.

É uma pedra que trabalha a metamorfose, incorporando elementos espirituais na forma física. A sua principal missão é ancorar no corpo físico a essência do espírito. A hematita ensina-nos a aceitar os erros e a encará-los como agentes positivos ao crescimento.

É uma pedra poderosa para extrair energias negativas do corpo. Na meditação, a hematite irradia de modo a que possamos vivenciar uma calma extraordinária. Para aumentar a intuição e o ancoramento, é aconselhável usar um anel ou pulseira deste mineral, na mão esquerda ou pé esquerdo.

PALAVRAS-CHAVE: PROTEÇÃO,DEPURAÇÃO, METAMORFOSE