Praticar os Princípios de Reiki: 1.º ” Só por hoje, sou calmo(a)”

“Se você viver sua vida de acordo com esses cinco princípios, terá uma vida cumprida.” Mikao Usui

Supõe-se que os cinco princípios de Reiki tiveram a sua origem nos ensinamentos do Imperador Meiji. A alma do Reiki centra-se nesta espécie de código de conduta que Mikao Usui acreditava que eram a chave para uma vida feliz. Ao adotarmos estes ideais, a nossa frequência energética muda e experienciamos uma vida mais harmoniosa. São comparáveis às afirmações positivas, a mantras que servem para incorporar a energia do Reiki no quotidiano. Pode lê-los em voz alta, colocá-los visíveis no seu espaço onde realiza o seu autotratamento, antes da meditação Gassho, … não há uma maneira certa ou errada. O que interessa é a essência destes ensinamentos na nossa prática diária, nas nossas palavras, ações e em cada gesto.

Eu costumo usar um cristal para me ajudar a ancorar cada um dos princípios. Foco a minha atenção num deles por dia e ando com esse cristal no bolso ou perto de mim. Eu sinto que a energia desse princípio está mais presente.

“Só por hoje, sou calmo(a)” é o primeiro princípio de Reiki e aborda a importância da tranquilidade. A raiva e a fúria são um autêntico veneno para o nosso corpo e é dessa forma que facilmente perdemos o nosso poder. Querer controlar o mundo à nossa volta só traz dissabores. Manter a calma é a maneira certa de focar a nossa energia naquilo que é essencial. Este preceito baseia-se nisso, eu escolho ser calma ao invés de mergulhar na agitação e ansiedade. A escolha é sempre minha.

Para me ajudar a manter a tranquilidade e a paz, mesmo no meio do caos e stress, escolho a ágata azul rendada ou a calcite azulEstes cristais auxiliam a promover serenidade dentro de mim e a proteger-me de estímulos que me desviam do meu centro.

Procedimento:

  • Na posição Gassho, respira profundamente com o cristal escolhido nas tuas mãos.
  • Conecta-te com a Fonte e sintoniza-te com a energia do cristal escolhido.
  • Focaliza a atenção no ponto onde os dedos médios se tocam.
  • Relaxa e respira.
  • Recita os cinco princípios do Reiki.
  • Repete o 1.º princípio “Só por hoje, sou calmo(a).”
  • Observa como reages a este princípio.
  • Faz Reiki ao teu chacra do 3.º olho com o cristal nesse centro e a outra mão no chacra raiz.
  • Deixa a energia fluir durante 10 minutos e respira profundamente.
  • Agradece.🙏

Referências bibliográficas:

LUBECK, Walter, Reiki – Way of the Heart: The Reiki Path of Initiation, Lotus Light Publications.