Cornalina é uma variedade da calcedónia cuja coloração vai do laranja pálido ao vermelho alaranjado profundo. O seu nome deriva do latim corneolus que significa cereja. Também foi conhecida como uma das “pedras de sangue” pois supunha-se que estancava a perda de sangue. Reconhecida como pedra preciosa, os melhores exemplares são utilizados na joalharia e é tradicionalmente conhecida como por “sardónica”. É uma das pedras de adorno mais valiosas da Antiguidade. Roma e Bizâncio eram especializadas no trabalho desta pedra. O rei Salomão tinha-a na sua armadura. No Egito, a cornalina era uma pedra importante; a sua vermelhidão tornava-a na preferida para a realização de amuletos do coração. Consagrada à deusa Ísis, a cornalina era colocada nas tumbas como “armadura mágica” para a passagem segura do espírito após a morte. Na época renascentista era gravada com imagens de espadas e guerreiros para proteção pessoal. Por causa da sua cor alaranjada, os gregos associaram-na ao Sol. Tanto Maomé como Nostradamus usavam um anel de cornalina. Os muçulmanos chamavam-na de “pedra de Meca” pois podia satisfazer todos os desejos.
Sua energia de fogo leva à ação e ao movimento. Favorece a coragem, sobretudo nos tímidos e retraídos, ancora a atenção no momento presente, evitando a falta de concentração. Fortalece a voz, dá autoconfiança e eloquência ao orador. Aumenta o apetite, regula a pressão sanguínea e equilibra o baço. Também é usada para acalmar a raiva, a inveja, o rancor e o ciúme. A cornalina é uma pedra poderosa e quente que fomenta as capacidades curativas do corpo. Isso deve-se, em parte, à energia que transmite ao chacra sexual, onde as tensões e os traumas tendem a alojar-se. É uma pedra de renovação e tem em sido usada para diminuir as dores menstruais e doenças da região do abdómen.
Estimula as capacidades analíticas e de precisão. Ativa e energiza o poder pessoal revelando talentos escondidos. A sua presença num espaço eleva a energia e protege contra a inveja. A água preparada com cornalina diminui a aparência de envelhecimento da pele. Na meditação, fortalece as necessidades do coração e ajuda-nos a tomar decisões corretas. É uma das pedras mais úteis para a cura do corpo etérico quando o acumular de traumas e stress perturba o funcionamento físico.
PALAVRAS-CHAVE: AÇÃO, VITALIDADE, RENOVAÇÃO