Em sânscrito, lingam significa falo. É um símbolo de fertilidade e do deus Shiva. Esta pedra é encontrada em apenas um lugar no mundo: no alto das Montanhas de Mandhata, às margens do Rio Narmada, um dos sete lugares sagrados de peregrinação na Índia. Trata-se uma pedra sagrada da religião hindu. Cada shiva lingam contém marcas com cores que variam entre o castanho, vermelho ou cinza.
As shiva lingam são tratadas em conformidade com a antiga tradição védica e são muito abençoadas. Conta uma lenda que esta pedra foi implantada no leito do rio por um meteorito há milhões de anos. Diz-se que os Lingans contêm as vibrações mais elevadas de todas as pedras na terra. Elas emanam uma vibração para purificar o seu templo ou casa. De acordo com o conhecimento védico, o Lingam representa o ser interior, a energia da alma ou a essência de um ser humano. A forma oval vertical representa a energia divina masculina, o poder de Shiva (dinamismo, expressão e conhecimento) e as marcas chamadas de Yoni, representam a energia do divino feminino (sabedoria e intuição). Diz-se que quem possui uma dessas pedras traz para si equilíbrio devido à mistura da energia do masculino e feminino, o mesmo princípio da energia yin-yang (luz e escuridão, negativo e positivo).
A energia destas pedras são geradoras de serenidade e promovem consciência da alma. Elas estão impregnados com muita luz espiritual. A sua missão é a cura do planeta através da abertura do coração pois tratam a dor que obscurece a harmonia que reside dentro da alma. É uma pedra com uma força potente para a meditação e também para ajudar a descobrir e a equilibrar problemas que estejam bem enraizados no nosso Ser. Estimula todo o sistema de energia vital trazendo saúde e bem-estar.
Auxilia na cura de qualquer problema reprodutivo como a infertilidade, as cólicas menstruais, a impotência pois a sua vibração está intimamente ligada ao chacra sexual.
PALAVRAS-CHAVE: EQUILÍBRIO – ENRAIZAMENTO- FERTILIDADE